Hoje gostaria de fazer este post para vocês, para sanar algumas dúvidas ou até mesmo curiosidades.
Eu utilizo em meus produtos uma técnica chamada sublimação para que as estampas fixam no tecido, na caneca, etc. Quimicamente falando, a sublimação é a passagem do estado sólido para o gasoso. Mas isso tem a ver com as estampas? Totalmente. Para explicar melhor, eu fiz uma pequena pesquisa pela net e resolvi mostrar a vocês um post do "Portal da Sublimação", onde se encontram várias dicas relacionadas ao assunto.
Segue:
O que é Sublimação?
Para quem ainda lembra as aulas de química vai recordar das aulas de mudanças de fase da matéria como condensação, solidificação, liquefação e sublimação… Mas vamos ao que nos interessa: Sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem que passe pelo estado líquido. Como por exemplo, a naftalina, que se evapora diretamente de seu estado sólido. Na estampa sublimática, bastante utilizada na confecção de foto produtos, acontece o mesmo processo. A tinta para sublimação que está no papel transfer em seu estado sólido entra em contato com o tecido ou superfície do foto produto e através de calor e pressão que evapora penetrando nas fibras do tecido, ou demais superfícies.
Como vemos nesta imagem, temos o papel transfer (Sublimático), a camada de tinta e a superfície do foto-produto (neste caso usei um tecido como exemplo) o material a ser estampado deve ser poliéster pois sua absorção é alta para esse pigmento obtendo-se melhores resultados.
Quando expostos a altas temperaturas a tina sublimática (como já diz o nome) ela sublima, ou seja, ela passa de seu estado sólido diretamente para o gasoso, e se estiver em contato com alguma superfície que absorva essa tinta (caso do foto produto), o vapor irá penetrar nas fibras de poliéster da camiseta ou na resina de poliéster que está presente nos pratos e nas canecas personalizáveis tingindo essas superfícies.
Resumindo tudo: A tinta que estava no papel evaporou e migrou para as fibras ou resina de poliéster presente nos foto produtos, que voltou ao seu estado sólido quando em contato com essas superfícies!
Muito fácil isso, não é!
Espero que tenham gostado das informações, afinal aprender nunca é demais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário